quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Montando um controle de temperatura para ferro de solda

Não é uma estação de solda, mas quebra o galho. O circuito é um dimmer, muito usado em lâmpadas incandescentes para o controle do brilho. O Circuito é baseado neste outro encontrado no site do Newton C. Braga.

Circuito montado.

A carcaça foi aproveitada de uma fonte ATX. O potenciômetro foi montado diretamente na PCB. Assim, não há contato deste com a carcaça, o que é uma característica favorável, uma vez que não há isolamento com a rede elétrica. Além disso, o eixo do potenciômetro é de plástico.

A fixação da placa foi feita com quatro parafusos e espaçadores de latão. O botão liga-desliga interrompe tanto fase quanto neutro. O interessante é que esse botão cabe perfeitamente na abertura por onde passavam os cabos de saída da fonte, assim, não foi necessário fazer um corte adicional na carcaça.


Após a montagem, senti falta de um indicador de que o ferro estava ligado. Para isso, conectei um LED na saída da chave liga-desliga, com a corrente devidamente limitada por um conjunto de resistor + capacitor, calculados para a frequência da rede de 60Hz, assim como um diodo 1N4007 contra-polarizado com o LED, para permitir que a corrente flua no ciclo negativo e não ultrapasse a máxima tensão reversa do LED.

2 comentários: