Comparativo de tamanho entre o mouse e uma pilha AA.
De forma geral, este mouse me agradou. Ele tem um tamanho que encaixa bem na minha mão e o seu peso é bastante confortável. Não me lembro de ter tido alguma superfície que seu movimento ficasse prejudicado. Usei tanto em superfícies brilhantes como foscas. Não me agrada nele a roda. Pelo contrário, ela muito me desagrada. A borracha de acabamento, em pouco tempo, começa a se desfazer nas bordas, entrando entre a roda e a proteção do sensor. Isso faz com que ela agarre com a pressão do dedo para acioná-la. O movimento não é impedido, mas é possível perceber facilmente que ela está agarrada em alguma coisa. Outro problema é que como o sensor é óptico, a roda pode girar livremente, pois não há algo que "trave" ela na última posição como nas rodas com sensor por contato elétrico. Isso acaba causando comandos não desejados de scroll. Para jogos isso é especialmente terrível.
O primeiro par de pilhas que eu usei foi de pilhas alcalinas da Duracell, que acompanham o produto. Ele durou cerca de 11 meses. Fiquei satisfeito com esse tempo. Então resolvi comprar um par de pilhas de lítio da própria Duracell, que eu achava que deveria durar muito mais (é o que diz a propaganda e o preço - foi R$15,00 o par). Mas esse par durou apenas 2 meses a mais: 1 ano e 1 mês. Voltei para as pilhas alcalinas comuns e agora estou usando um par de Eveready Gold. O próximo par a ser testado provavelmente será um par de Sony recarregáveis que eu uso na câmera, mas já estão dando sinais de cansaço e não duram muito. Talvez com o baixo consumo do mouse, elas sirvam nele.
Pilhas Duracell de Lítio: decepcionantes 13 meses alimentando o mouse.
Para abrir o mouse, é preciso remover quatro parafusos. Palmas para quem decidiu que o melhor lugar para eles é sob os pads de borracha. Tentei remover os pads com um estilete, para tentar não danificá-los, mas mesmo assim não tive sucesso. Acabei danificando levemente os dois pads. Não entendo o porque de esconder os parafusos assim. Dificulta muito fazer uma manutenção tipo a que eu fiz. Ponto negativo pra Microsoft.
Parte inferior do mouse: os quatro parafusos ficam sob os pads de borracha.
Uma vez removidos os parafusos, a parte superior e inferior do mouse se separam - não há travas unindo as duas.
Placa principal do mouse, já com a roda de rolagem removida.
Informações da PCB: SM-7005 Ver.03 812-00185-00A. Observe como a borracha da roda de rolagem já está degradada.
O receptor USB é do tamanho aproximado de um pendrive. Não é daqueles que praticamente desaparecem dentro da porta USB. Abaixo, o receptor ao lado de uma trena.
Receptor USB. Microsoft 2.4GHz Transceiver v7.0.
Um detalhe interessante: se o mouse usa o NRF24L01+, será que esse receptor pode ser usado de forma "alternativa" para interfacear com módulos desse tipo?
Existe um espaço sob o mouse para encaixar o receptor. Se for necessário guardá-lo em uma bolsa ou mala, as duas partes ficam unidas.
Optei por não desmontar completamente o mouse. O meu objetivo era apenas melhorar o funcionamento da roda de rolagem.
Avaliação geral:
Estou satisfeito com o mouse. Apesar desse problema com o scroll, o mouse é confortável e robusto. as pilhas têm durando bastante e ele foi comprado por um preço bacana.
Esse kit da Microsoft é uma merda. Do nada meu mouse começou a não funcionar. Seta movia mas não clicava. Scroll não funcionava, a borrachinha do scroll parece que é feito de massinha, começou a desmachar. Kit horroroso como tudo na microsoft. Queria saber até quando essa merda de microsoft irá deter o monopólio da indústria tecnológica. Tudo que funciona com windows não funciona direito. Estamos regredindo em tecnologia
ResponderExcluirCom menos de 1 ano de uso meu mouse apresentou o mesmo problema na borracha do scroll. 2022 e a Microsoft ainda não resolveu esse problema... Vergonhoso!
ResponderExcluir